quarta-feira, 23 de março de 2016

Séculos de mistério na Literatura Brasileira: Capitu traiu Bentinho?




“Olhar de cigana oblíqua e dissimulada”

Você já parou para pensar  que a maioria das pessoas que leem livros no Brasil, buscam apenas a literatura internacional, com ênfase nos escritores norte-americanos ?

Nicholas Sparks e John Green estão no topo da procura, com suas narrativas de amores tórridos e que provocam profundas reflexões sobre  a vida como é o caso de “A Culpa é das Estrelas” do Green e “ Diário de uma Paixão” do Sparks, o primeiro trata da brevidade da vida e do cotidiano de um portador de câncer; o segundo reflete acerca do sofrimento de manter as lembranças diante de uma doença como o Mal de Alzheimer. 

Obras riquíssimas, isso é inegável. Entretanto, o que você conhece sobre Literatura Brasileira?
O fato é que a Literatura Brasileira é  deixada à margem, o que não deveria ocorrer,  visto que nossos escritores  clássicos deixaram um legado de obras que marcam,  mesmo séculos após sua morte.  E os atuais não ficam atrás.

O que você acha? Desafiamos você a citar três amigos que leram vários livros de Literatura estrangeira, porém nunca leram um Clássico da Literatura Brasileira.
Pensando no vasto número de obras e escritores da nossa Literatura,  trazemos Joaquim Maria achado de Assis  aquele que semeou a dúvida na mente de milhares de leitores.


IMAGINE :
Um jovem pobre, de saúde frágil, epilético e gago, filho de um operário e com grandes dificuldades de acesso  à escola, tornou-se um dos mais conceituados escritores mundiais.
Pois é, com tantas contrariedades em sua vida, ele foi o escritor de uma das narrativas mais intrigantes, cujo mistério de seu conteúdo perdura há séculos.


Analise a sinopse da obra e veja se não vale a pena tentar desvendar o mistério do “olhar de cigana oblíqua e dissimulada”, que Capitu possuía.


SINOPSE: 

Ano da publicação: 1900.
Bento, apaixonado por Capitu desde a adolescência , casa-se com ela e vive feliz. Até que passa a acreditar que foi traído pela mesma. Eles têm um filho que a cada dia se parece mais com o amigo de Bento – Escobar.  Na ocasião da morte de seu amigo suas suspeitas pioram.
A terrível desconfiança  torna impossível o relacionamento, eles se separam, Capitu morre na Europa, anos mais tarde. O filho morre na Ásia. Bento torna-se amargurado e solitário, como a história nunca foi esclarecida  ele decide escrever um romance narrando sua versão dos fatos, ao qual intitula de Dom Casmurro, como era conhecido.

O que resta para o leitor? A dúvida. Há quem diga que ela o traiu, outros defendem que isso é fruto da mente de Bentinho.

E então, o que acha de encarar esse mistério?