segunda-feira, 28 de maio de 2018

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA DE OBRAS CLÁSSICAS NO NONO ANO: O ALIENISTA MACHADO DE ASSIS



A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

É notório que com o avanço tecnológico e a expansão das redes sociais, está cada vez mais difícil levar crianças e adolescentes a entrar em contato com um livro. Pensando a esse respeito, decidimos levar a leitura até eles criando um ambiente agradável que fuja do perfil de aula tradicional e assim desperte a curiosidade e o desejo de ler, bem como de produzir escritos.
O livro o Alienista de Machado de Assis, proporciona uma viagem no tempo, perpassando momentos históricos do Brasil, produzindo assim, uma reflexão tanto sobre períodos da nossa História, como linguagem e perfil da população. Esse universo provoca curiosidade nas gerações atuais o que é ponto de partida para desenvolver as ações relacionadas nessa proposta.

Nossa proposta era:
Desenvolver o hábito da leitura e escrita, ativando o protagonismo dos estudantes nas expressões orais.



E mais especificamente:

·         Desenvolver o hábito da leitura;
·         Despertar o desejo pela escrita;
·         Produzir resumos e textos críticos;
·         Conhecer a variedade histórica da língua;
·         Fomentar a produção de peças teatrais;
·         Motivar a expressão oral;
·          Promover ações que permitam o desenvolvimento da expressão corporal.

Algumas etapas foram obedecidas:

  • 1.    Em dias específicos da semana, foi realizada a leitura de capítulos do livro (roda de leitura);
  • 2.    Foi organizado um ambiente harmônico para a leitura;
  • 3.    A produção de resumos orais e escritos;
  • 4.    Debate sobre alguns temas importantes contidos na obra;
  • 5.    Produção de textos críticos;
  • 6.    Divisão dos grupos para a confecção de uma maquete;
  • 7.    Formação da comissão de escrita de peças;
  • 8.    O julgamento do personagem principal.


Nesse período, foram considerados alguns o  conteúdos:



Estudo do gênero biografia

 Em questão: Machado de Assis

Estudo do gênero peça teatral

Estrutura e meios de produção


Estudo da variação linguística

 Em pauta: Variação Histórica

Incentivo à escrita:

Produção de peça teatral

Apresentação e gravação de uma minissérie

Produção de maquete da casa verde;

Apresentação da história para as outras turmas.


Resultado

Bom, este projeto teve um resultado surpreendente, pois esta turma nunca havia lido um livro, especialmente um clássico da Literatura Brasileira; considerando a polidez linguística que dificulta e muito a compreensão. Os estudantes puderam além de conhecer uma obra e seu escritor, refletiram sobre temas polêmicos, valores morais e etc.
A interação foi muito positiva, pois todos trabalharam em equipe e se divertiram muito durante cada aula. Além do mais, passaram a olhar  os livros com outros olhos. A apresentação da minissérie promoveu muitos risos em toda a escola. Os participantes estavam orgulhosos de se verem como atores na TV. A maquete da Casa Verde - hospício construído pelo médico Simão Bacamarte - ficou exposta para toda a escola.

Foi um sucesso!!


Vídeo de despedida da turma



Abaixo, imagens dos ensaios!







PROJETO DE LEITURA DA OBRA "O PEQUENO PRÍNCIPE"





O livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, é uma obra que encanta crianças e adultos. A amizade entre um garotinho e um piloto, bem como o amor do principezinho pela sua rosa, a lição ensinada pela doce raposa, deixa uma profunda marca no leitor que decide se aventurar pelos curtos capítulos desta história emocionante de amor e fidelidade. 

A obra  famosíssima e direcionada a todos os públicos, caiu como uma luva na turma do 7º ano, uma galerinha apaixonante que estava atravessando os períodos iniciais da adolescência, lidando com os conflitos psicológicos da fase e com relações de certa acidez nas amizades.
A maioria dos discentes já conheciam a leitura, porém, sem frequência.
O desejo de modificar as situações de conflito, promover o hábito da leitura e interação entre os estudantes  e degustar lentamente  cada capítulo,  era crescente na alma da professora aqui! E esses pontos motivaram a formulação desse projeto lindo!!
Se você quiser saber como tudo foi possível...

Lá vai!!

O primeiro passo foi comunicar à gestora fantástica que atuava na Escola Municipal João Alexandre da Silva. Ela deu total apoio e ofereceu material e sugestões que abracei de cara!! Maria Marina, muito obrigada!!

Depois, foi o momento de sentar e traçar cada etapa.

#Vemcomigo

Etapas:

1.       Compra dos livros:


Gente, essa foi a que deu um pouquinho de dor de cabeça, pois eu os comprei em um catálogo muito popular e nem todos chegaram de uma vez. O problema foi resolvido, mas com alguns transtornos, recebi o restante 15 dias depois da primeira remessa.

2.       Entrega:

A entrega dos livros foi um evento, pois seria o primeiro livro NOVO que eles teriam em mãos, logo, preparei um bolo lindo e colorido, regado a muito refrigerante (nada saudável, eu sei) entreguei.  E na ocasião fui surpreendida com um kit em feltro, formado pelo PEQUENO PRÍNCIPE, O CARNEIRINHO E A RAPOSA!  Não poderia ter ficado mais feliz.

3.       Início da leitura:

Eu estava ansiosa para iniciar meu projeto, traçada toda a metodologia, eu começamos a fazer a leitura.

  • ·         Preparei o ambiente: sala com tapete para acomodar a todos em um  círculo, munidos de seus caderninhos;
  • ·         Separei 4 aulas por semana, sempre aulas geminadas;
  • ·        Líamos um capítulo por dia, tínhamos 2 a 3 leitores por ocasião;
  • ·   A cada capítulo lido, os estudantes discutiam e produziam individualmente seus resumos;
  • ·         Ao final de cada capítulo, os discentes faziam a extração de uma lição, ou mais que tivesse absorvido.
  • ·         Frases tocantes também foram retiradas do livro, a título de citação;

4.       Correção:

  • ·         Entrega semana dos resumos;
  • ·         Correção da coesão e coerência;
  • ·         Adição de sugestões;
  • ·         Processo de reescrita.

5.       Finalização a leitura:

  •              Ao final da leitura, a proposta é de produção textual:
  • ·         Criação de um final alternativo para a história com escrita coletiva;
  • ·         Produção de uma peça teatral;
  • ·         Confecção de um cenário;
  • ·         Preparação da exposição da obra.

6.       Descrição dos processos metodológicos finais:


  • ·         Produção de um espaço para exposição da obra;
  • ·         A obra edição pop-up (ilustrações que saltam da página);
  • ·         Construção da árvore das lições;
  • ·         Apresentação da peça;
  • ·         Entrega do novo final por escrita coletiva.

A árvore das lições, continha em suas folhas, as lições produzidas pelos discentes, ficou exposta para que os demais estudantes pudessem pegar as folhas, ler as mensagens e devolvê-las à árvore.

7.       Discussão final e entrega dos relatórios acerca do aprendizado adquirido na leitura do livro em questão.


Resultado

Bom, a conclusão foi muito proveitosa! O resultado foi maravilhoso, pois além da leitura ter ampliado seus horizontes literários, a transformação emocional foi visível por toda a escola.  O livro fortaleceu os laços de amizade  e permitiu que eles percebessem o quanto um livro pode influenciar positivamente a vida de alguém.
Espero que tenham gostado.

Deixem comentários, perguntas, caso ainda tenham alguma dúvida!

Até  a próxima!!













Lições

Confecção da árvore

Confecção do cenário


Momento da leitura