O livro escrito por Antoine
de Saint-Exupéry, publicado em 1943, é uma
obra que encanta crianças e adultos. A amizade entre um garotinho e um piloto,
bem como o amor do principezinho pela sua rosa, a lição ensinada pela doce
raposa, deixa uma profunda marca no leitor que decide se aventurar pelos curtos
capítulos desta história emocionante de amor e fidelidade.
A obra famosíssima e direcionada a todos os públicos,
caiu como uma luva na turma do 7º ano, uma galerinha apaixonante que estava
atravessando os períodos iniciais da adolescência, lidando com os conflitos
psicológicos da fase e com relações de certa acidez nas amizades.
A maioria dos discentes já conheciam a leitura, porém, sem frequência.
O desejo de modificar as situações de conflito, promover o
hábito da leitura e interação entre os estudantes e degustar lentamente cada capítulo, era crescente na alma da professora aqui! E esses
pontos motivaram a formulação desse projeto lindo!!
Se você quiser saber como tudo foi possível...
Lá vai!!
O primeiro passo foi comunicar à gestora fantástica que
atuava na Escola Municipal João Alexandre da Silva. Ela deu total apoio e
ofereceu material e sugestões que abracei de cara!! Maria Marina, muito
obrigada!!
Depois, foi o momento de sentar e traçar cada etapa.
#Vemcomigo
Etapas:
1.
Compra dos livros:
Gente, essa foi a que deu um pouquinho de
dor de cabeça, pois eu os comprei em um catálogo muito popular e nem todos
chegaram de uma vez. O problema foi resolvido, mas com alguns transtornos,
recebi o restante 15 dias depois da primeira remessa.
2.
Entrega:
A entrega dos livros foi um evento, pois
seria o primeiro livro NOVO que eles teriam em mãos, logo, preparei um bolo
lindo e colorido, regado a muito refrigerante (nada saudável, eu sei)
entreguei. E na ocasião fui surpreendida
com um kit em feltro, formado pelo PEQUENO PRÍNCIPE, O CARNEIRINHO E A
RAPOSA! Não poderia ter ficado mais
feliz.
3.
Início da leitura:
Eu estava ansiosa para iniciar meu projeto,
traçada toda a metodologia, eu começamos a fazer a leitura.
- · Preparei o ambiente: sala com tapete para acomodar a todos em um círculo, munidos de seus caderninhos;
- · Separei 4 aulas por semana, sempre aulas geminadas;
- · Líamos um capítulo por dia, tínhamos 2 a 3 leitores por ocasião;
- · A cada capítulo lido, os estudantes discutiam e produziam individualmente seus resumos;
- · Ao final de cada capítulo, os discentes faziam a extração de uma lição, ou mais que tivesse absorvido.
- · Frases tocantes também foram retiradas do livro, a título de citação;
4.
Correção:
- · Entrega semana dos resumos;
- · Correção da coesão e coerência;
- · Adição de sugestões;
- · Processo de reescrita.
5.
Finalização a leitura:
- Ao final da leitura, a proposta é de produção textual:
- · Criação de um final alternativo para a história com escrita coletiva;
- · Produção de uma peça teatral;
- · Confecção de um cenário;
- · Preparação da exposição da obra.
6.
Descrição dos processos metodológicos finais:
- · Produção de um espaço para exposição da obra;
- · A obra edição pop-up (ilustrações que saltam da página);
- · Construção da árvore das lições;
- · Apresentação da peça;
- · Entrega do novo final por escrita coletiva.
A árvore das lições, continha em suas folhas, as lições produzidas pelos
discentes, ficou exposta para que os demais estudantes pudessem pegar as
folhas, ler as mensagens e devolvê-las à árvore.
7.
Discussão final e entrega dos relatórios acerca
do aprendizado adquirido na leitura do livro em questão.
Resultado
Bom, a conclusão foi muito proveitosa! O resultado
foi maravilhoso, pois além da leitura ter ampliado seus horizontes literários,
a transformação emocional foi visível por toda a escola. O livro fortaleceu os laços de amizade e permitiu que eles percebessem o quanto um
livro pode influenciar positivamente a vida de alguém.
Espero que tenham gostado.
Deixem comentários, perguntas, caso ainda
tenham alguma dúvida!
Até
a próxima!!
Momento da leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário