quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ler ouvindo música? E pode? Conheça 5 sugestões de músicas para ouvir durante a leitura!

Ouvir música durante a leitura ajuda ou atrapalha?♫♪


Há quem diga que o ato de ler exige um momento de silêncio profundo e cômodo, ou seja, é necessário um lugar calmo, confortável e isolado.
Mas será mesmo verdade que essa é a melhor maneira de se conduzir uma leitura?

♬♪

Há controvérsias.  Eu, por exemplo, sempre estudo, ou leio ouvindo algo que vai desde música gospel até os clássicos  da vida, contudo, eu não consigo ler ouvindo Rock isso é fato - nada contra. Eu me concentro fácil, mas ouvir um Rock pesado já não se configura como possível para mim!

♫♪Pensando sobre essa questão, fiz um top de 5  motivos sonoros que considero muito agradáveis para o momento da leitura.
Tudo pode ser facilmente encontrado no YouTube, claro!!♫♪


Começando com a quinta posição, vamos para os instrumentais, recomendo Brooklyn Duo (piano/ cello cover). Eles são apaixonantes, cadência perfeita, e você encontra as mais diversas canções, são muito versáteis! 



Neverending White Lights. Quem aí já  ouviu falar na banda canadense liderada pelo Daniel Victor? A banda já embalou séries como Grey´s Anatomy!! O single Distance é icônico! A banda reúne uma harmonia instrumental  sobrenatural e letrinhas muito profundas.


Qualquer  canção da Kari Jobe. Gente, vocês já ouviram a Kari? Ela é uma cantora do mundo  gospel,  que possui uma voz doce e maravilhosa.  Suas melodias e letras  acalmam tudo, ela transmite uma paz incrível! Sou apaixonada por esta: You Are For Me- kari Jobe



Música Celta, ou Escocesa, gente, quando começamos a ouvir somos levados a uma atmosfera medieval. Se o livro for de aventura, ou algo com seres fantásticos, é melhor ainda! 


O primeiríssimo lugar vai para????😊


  Som da chuva. Sério, não há nada mais prazeroso que criar um clima chuvoso para a leitura,  especialmente se for à noite, é ainda melhor. Pode ser no telhado, na floresta com o som de pássaros, enfim, foi natureza tá valendo! 



Vamos de bônus??♬♪♩

Pois é, não dá para falar em leitura  e não lembrar das mais profundas canções já produzidas por Mozart, Beethoven, Bach, Chopin... enfim, os compositores clássicos sabiam o que faziam, marcaram história e não podem faltar no momento da leitura.

Você gostou das sugestões? Deixe a sua!  Eu vou adorar descobrir o que embala seus momentos de leitura.


Um Simples Olhar





Era final de tarde quando ele chegou,  um americano de nome Richard. Há pouco tempo estava juntando dinheiro para conhecer o Brasil.
Alugou um quarto de hotel e acreditava que ia passar apenas alguns dias, chegando  ao Hotel Casa Blanca,  após o Check-in, o recepcionista chamou uma camareira para que  indicasse o quarto. No momento que Richard olhou para Laura os dois se encantaram, foi difícil disfarçar a química, os corações dispararam, foi amor à primeira vista. O atendente percebendo a paralisia de ambos, perguntou o que ocorreu, eles timidamente  responderam "Nada". Fugindo do protocolo eles se apresentaram e seguiram para o quarto. Nesse trajeto trocaram algumas palavras, pois Richard estava curioso sobre a cidade, o país e especialmente pela linda mulher que acabara de conhecer.  Durante a conversa,  Laura percebe que ele não tem domínio da Língua Portuguesa, e ela lhe oferece aulas, ela não ganharia nada com isso, mas ficaria perto dele e aprenderia um pouco mais de Inglês. Ele aceitou prontamente e  marcaram para o sábado que seria o dia seguinte. 
As horas passaram rápido. O dia se foi e o sábado chegou quente. 
 Ao chegar no quarto, Laura logo o cumprimentou, ele a tomou em seus braços num abraço longo, que  se tornou, de longe,  o melhor de suas vidas. Richard lhe convidou para entrar e começar. Ela falou que sobre sua  graduação em Letras, e prosseguiu falando da Língua Portuguesa e suas  Literaturas. 
Em meio a tantas palavras, Richard não entendeu nada, no entanto, não parava de observá-la e concordar com a cabeça como  se compreendesse. E Laura logo se atrapalha toda, constrangida pela forma como ele a olhava.  Os seus pensamentos vagavam iam de encontro aos olhos dele.
As horas passaram rápido e terminando a aula, Richard a convidou para um lanchinho.
Em meio a tantas conversas, os olhares se cruzavam... Laura não comeu nada, apenas tomou um suco. Como o sábado era de folga, ela apressou-se para poder resolver assuntos pendentes. 
Ele a levou até a porta e com ela ainda fechada, aproximou-se de Laura e tocou-lhe o rosto suavemente. O IPhone dele que  tocava ao fundo um música "Love Me Like You Do", os olhares traçados se continham, mas não controlavam a respiração de ambos,  que denunciava uma taquicardia. Não conseguindo se conter, ele a beijou. Aos 24 anos, foi o primeiro beijo de Laura. Delicado e suave, porém com um fervor de apaixonado.

Separados lentamente, ela ficou constrangida, ele tímido, também ficou envergonhado. Os dois confessam que estão apaixonados, uma paixão louca e repentina, afinal se conheciam há um dia. No entanto, a interação entre eles parecia denotar anos de intimidade. No momento do segundo beijo, Laura saiu correndo. Richard desesperado saiu correndo atrás dela, mas já era tarde.
Dias passaram sem que se vissem. Laura o estava evitando. 
Richard a encontrou no corredor e perguntou o porquê da fuga.  Ela parecia outra pessoa, triste, mandou que  ele fosse embora, afirmando não querer nada,  não haveria nada entre os dois.  Triste, ele foi saindo em direção ao elevador, mas ainda pôde ouvir um dos funcionários de alta patente esbravejando com ela por vê-la conversando intimamente com um hóspede. Era contra a política do hotel.
Richard, sem que ninguém percebesse  seguiu os dois, Laura tentava retomar suas atividades e o funcionário a seguia; quando eles entraram em um dos quartos vazios, Richard ficou atrás da porta. E, de onde estava ouviu  gritos e o  choro de Laura.  O funcionário que agora gritava ser o gerente, dizia estar apaixonado por ela e forçava-a  contra a parede.  Atordoado ele ouvia Laura gritar que jamais gostaria dele, pois sim, estava apixonada pelo hóspede. Ao ouvir o gerente falar que bateria nela, Richard entrou na sala, e começou uma verdadeira batalha, no entanto, como ele sempre fora pacífico e nunca se envolvera em brigas, ali dentro o gerente deixou Richard inconsciente, não se importando com as consequências e saiu.

Laura desesperada correu ao chão, tomou  seu corpo nos braços chorou descontroladamente pedindo que ele acordasse. Alguns minutos depois ele acordou atordoado. Tentando levantar para procurar o gerente, ele não conseguiu pois estava muito ferido. Então ele perguntou o que ocorria na vida dela, por que ela suportava aquilo. Ela lhe explicou que o gerente não deixa ela namorar ninguém, mas como precisava do trabalho ela continuava lá. E ali,  sentados, Laura decidiu  contar tudo desde o início: Era de manhã quando ela chegou à cidade, sentindo-se apaixonada por aquele local ela então optou por ficar, e procurar emprego, porém tudo era difícil, não tinha vagas e a cada dia estava ficando mais e mais difícil manter-se com o pouco dinheiro que lhe restava.  Ela então chegou ao Casa Blanca, procurou o  gerente, sofisticado, rico e malicioso de nome Guilherme e ele disse que não havia vagas, mas, com um olhar repleto de perversão disse que abriria uma exceção.  Desde então, ela passou a trabalhar. Vez por outra ele gritava, ou a agarrava às escondidas e batia muitas vezes.  Ela tentava se esquivar, conseguia, mas nem sempre. 
    Ao ouvir aquilo tudo, Richard tomou um choque, e ficou focado em colocar Guilherme na cadeia, Laura não aceitava a ideia afirmando que ele  poderia  matar aos dois. Mas Richard queria enfrentar, e ao se recuperar ao ponto de conseguir andar, ele foi à delegacia com Laura que,  imediatamente, contou tudo. A partir dali o delegado falou que iria expedir um mandado de busca e apreensão no hotel na parte da noite.
    Às vinte  horas,  uma equipe de policias foi ao hotel e se depararam com Guilherme fugindo, ele havia sequeatraso Laura enquanto o Richad tomava banho. Ela estava presa ao carro e começou uma perseguição silenciosa. Richard foi procurar Laura após o banho e ficou sabendo do ocorrido. Depressa ele pediu a um dos camareiros para sair com ele, pois não conhecia a cidade. A polícia e Richard chegaram à casa de Guilherme que pretendia pegar sua documentação e fugir levando Laura. Enquanto ele entra na casa, Richard corre ao carro, quebra o vidro e resgata Laura. Não demora muito e Guilherme volta trazendo nas mãos uma pistola que aponta para  a moça. Richard imediatamente tenta negociar com ele, mas inutilmente, ele quer matá-la. A polícia procura negociar com ele e de repente um tiro corta a distância entre os dois. Laura é ferida no ombro esquerdo e cai lentamente. No mesmo instante policiais efetuam vários disparos e Guilherme cai no chão, já sem vida. 
Rapidamente Laura é levada ao hospital. Seu estado é delicado, pois a bala que rompeu uma artéria vital. 
Após algumas cirurgias, e dias no hospital, Laura recupera-se. Richard a pediu em casamento, ela prontamente aceitou e foram morar nos Estados Unidos, onde a felicidade os cobria e em poucos meses surgiu  uma semente dl amor, a filha do casal a quem deram o nome de Joana.


Autor: Meu doce aluno Ricardo Santana.