quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Eu devo ou não usar o dicionário?






Há muitos anos atrás uma polêmica frase assustava os estudantes: " O dicionário é o pai dos burros". Talvez você ache isso uma bobagem, mas garanto que há pelo menos 15 anos isso era uma realidade.
As pessoas sentiam-se intimidadas ao fazerem uso do dicionário, era como se ao usá-lo tivessem sua capacidade intelectual diminuída.  Tudo isso, claramente é algo irrelevante, no entanto, na época, essa situação de desconforto chegou a comprometer na hora da escrita.  Então, pode ou não usar esse recurso? 

CLARO!


DEVE!


Sabemos que a Língua Portuguesa é vasta no seu léxico, cheia de detalhes minuciosos. As palavras homógrafas, por exemplo, podem gerar dúvidas; não só elas, mas muitas outras... Desse modo, usar o dicionário é a atitude mais sábia a se tomar.
Use-o sem moderação!
Você irá ampliar seu conhecimento vocabular, poderá produzir textos melhores, não cometendo a gafe de introduzir palavras que nada têm ver com o contexto.
Na hora da leitura é importante ter seu "amigo" por perto, assim, no momento que surgir uma dúvida, ela será rapidamente solucionada.
Pessoal, adeus preconceito com o nosso amigo DICIONÁRIO!
. . .