terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PROJETO Minhas Memórias




A Escola Municipal João Alexandre da Silva  conta com um corpo discente bastante dedicado. O mesmo é record em frequência e, em se tratando de participação em atividades extracurriculares, sempre apresenta excelente desempenho.
Realizamos diversas atividades durante o ano de 2016 e ao longo do tempo irei divulgar aqui, algumas delas.

PROJETO MINHAS MEMÓRIAS

O projeto  foi pautado no ensino do gênero textual "Memórias Literárias" voltado à turma do 7° ano e tinha como principal objetivo, compreender a função social e a estrutura do gênero, podendo  assim, produzi-lo adequadamente.
A fim de chegar a tais metas, utilizamos diversos materiais.
Trabalhamos especialmente com a leitura de textos, pois acredito piamente que para se produzir um texto obedecendo corretamente os meios de produção, é fundamental, ler.
Como prática que envolvesse a escola e a comunidade a proposta foi a seguinte:

  • - Os estudantes reunidos em grupos de 4 pessoas deveriam reunir objetos antigos de valor sentimental para os anciãos da comunidade.


  • - Munidos do material eles deveriam escrever  um relatório contendo as informações sobre os objetos e seus respectivos donos.


*O interessante é que esta foi a parte mais complexa do projeto, pois muitos idosos não queriam o afastamento de determinados itens.

  • - O material deveria ser encaminhado  à escola para uma tarde de exposição, na qual os estudantes receberiam as demais turmas, bem como, membros da comunidade em geral: pais e outros visitantes.


  • - Cada grupo ficaria organizado em determinado local da sala a fim de expôr e explicar detalhes sobre os objetos e o valor sentimental que cada um trazia para seus donos.


  • - Ao final os estudantes deveriam escrever um pequeno texto que explicasse o que sentiram ao manterem contato com o público que  os visitou.


* Momento mais emocionante para mim, pois a expressão sincera deles, e a alegria promovida pelo evento me fez perceber que estava no caminho certo.

  • - Encerrando a atividade de exposição, o projeto seguiu com  análises  das peculiaridades do gênero, escrita, revisão e nova escrita para que se pudesse atingir a meta principal do estudo do gênero textual em questão.


Foi um sucesso! 

Quem desejar detalhes, ou o projeto em si, pode entrar em contato comigo.